Posts

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Síndrome da Redução Genital

O que é:

Síndrome da redução genital também chamada de síndrome de Koro é um transtorno psicológico em que o indivíduo acredita que os seus órgãos genitais estão diminuindo de tamanho. Esta síndrome pode estar vinculada a transtornos psicóticos, que resultam em atos inconsequentes, como amputações e suicídio.

A síndrome da redução genital é mais comum em homens a partir dos 40 anos, com auto-estima baixa e tendência a depressão, porém também pode ocorrer em mulheres, que acreditam que seus seios estão desaparecendo.




Sintomas da Síndrome da redução genital

Distorção da imagem corporal
Auto-estima baixa
Obsessão por réguas e fitas métricas
Medição frequente dos órgãos genitais
Inquietação
Irritabilidade
Depressão
Pânico
Ansiedade.

Causas da Síndrome da Redução Genital

As causas estão relacionadas com o desequilíbrio psicológico do sujeito, geralmente os indivíduos que desenvolvem a síndrome possuem conflitos interpessoais, e são mais vulneráveis as pressões sócio – culturais, que impõe tamanhos ideais para os órgãos genitais.
Diagnóstico da Síndrome da Redução Genital

O diagnóstico da síndrome da redução genital é feito através da observação clínica do comportamento obsessivo compulsivo apresentado pelo sujeito.
Tratamento da Síndrome da Redução Genital

O tratamento é feito através de um acompanhamento psicológico, que envolve sessões de psicoterapia, fazendo com que ocorra a regressão dos sintomas e o reajuste emocional do sujeito. Remédios como anti-depressivos podem ser utilizados no tratamento.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário